Cortinas, pra que te quero?

Cortina é um assunto vasto e complexo. Tem pra todos os gostos, bolsos e necessidades.
A cortina já deixou de ser considerada um acessório e se tornou um elemento indispensável na decoração, seja para dar privacidade, conforto térmico (proteger do sol), conforto de incidência de luz e para compor o ambiente como um todo.
Neste post, vou abordar os vários tipos e os mais indicados para cada necessidade. Num próximo, vou abordar as tendências.

Privacidade

Um tecido encorpado, uma persiana ou um painel podem proporcionar a privacidade necessária para o seu ambiente. A escolha depende do estilo do seu ambiente e o quanto você deseja investir.
Cortina dupla com organza na parte de trás e um shantung compondo na frente


Persianas de madeira, que podem ser de madeira natural ou sintéticas

Conforto térmico

O conforto térmico é uma necessidade muito lembrada em nosso país tropical, onde temos incidência de sol o ano todo. O conforto térmico pode ser mais importante do que parece, pois, além de suportarmos ficar no ambiente, evitamos a sobrecarga do ar condicionado e protegemos os móveis e tecidos desse ambiente.
Temos hoje no mercado uma opção muito interessante: a tela solar, nas versões de persiana rolô, romana ou painel. Se essa opção for muito cara para os seus padrões, uma persiana comum ou um blackout podem resolver.
Rolô tela solar com proteção de raios UVA mantém a visibilidade externa

Proteger da luz

Os tecidos tendem a filtrar a luz, mas não a bloqueiam totalmente. Portanto, se você não consegue dormir com claridade e precisa de conforto para dormir ou assistir TV, você deve avaliar usar blackout ou corta luz.
O blackout é o mais conhecido. Com uma grande quantidade de PVC entremeado em suas fibras, impede a passagem de luz. Já o corta luz é um material bem mais moderno que se parece muito com um tecido bem encorpado, o que deixa uma aparência mais leve, ainda que limitado a 80% de bloqueio de luminosidade.
Untitled.png
Persiana romana com acabamento em blackout (indicados para quartos)


Cortina em modelo prega macho em tecido encorpado na frente e corta luz atrás
Tecido corta luz em várias cores (proteção de 80%)

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe